marketing relacionamento

O que é marketing relacionamento e como funciona?

Deixa eu te fazer uma pergunta: quantas vezes você já foi mal atendido em estabelecimento comerciais? Muitas vezes? Poucas? Bem, independente da resposta, tenho certeza que já aconteceu, pelo menos uma vez. Vendedores grossos e mal educados, pedidos errados e muito estresse, há lugares ou empresas que tudo isso ocorre de maneira frequente.

Mas, com certeza, não deveria ser assim. E para algumas empresas, não é. Existe um modelo de marketing que, além do lucro, prioriza o bom trato e bem-estar do cliente. Achou essa ideia interessante? Pois bem, isso se chama marketing relacionamento, e ele tem tudo para transformar o modo como as péssimas empresas te tratam.

Esse modelo de marketing realmente funciona?

Se você não acredita que isso seja possível, pode começar a acreditar. Algumas empresas inteligentes se ligaram no óbvio: tratar bem e fidelizar clientes é fundamental. Mas como fazer pra colocar isso em prática? Simples: marketing relacionamento. Esse tipo de marketing inteligente funciona de forma simples: tratar bem o cliente, sempre de forma respeitosa, para fidelizá-lo.

Seja por meio de brindes enviados, promoções especiais ou clube de fidelização, não importa, no marketing relacionamento, o essencial é garantir a felicidade e satisfação do cliente. Para as empresas que utilizam esse método, lucro e fidelização têm a mesma importância. Pois é, deveria ser sempre assim, em todas as empresas, não é verdade?

Usando o exemplo desse modelo de marketing, citamos abaixo mais alguns tipos importantes para a economia mundial:

  • Marketing social;
  • Marketing indireto;
  • Marketing direto;
  • Outbound marketing;
  • Marketing multinível.

A importância do marketing multinível como modelo de negócios

Andando lado a lado com o marketing relacionamento, está o marketing multinível. Também conhecido como MMN, esse modelo de negócios é essencial para quem pensa em começar a montar sua própria empresa. Quer saber mais sobre ele? Vamos lá. O MMN é baseado em duas vertentes comerciais principais: modelo de lucro direto e modelo de lucro indireto.

No modelo de lucro direto, você trabalha por conta. Investe seu dinheiro em determinado produto e o revende para obter lucro. Já a forma indireta é um pouco diferente. Nela, você, além de investir e revender, também monta seu próprio time de vendedores, que irá te ajudar a comercializar os bens investidos. Há, também, uma evolução desses dois modelos, chamado de marketing multinível online. Ele funciona como os dois modelos acima citados, com a diferença de que as transações são realizadas via internet.

Como vimos no texto acima, o marketing relacionamento é fundamental para empresas que respeitam seus clientes. Infelizmente, isso que deveria ser regra, é realmente aplicado a poucas instituições. Para garantir um bom marketing relacionamento, a empresa tem várias opções. Brindes, clube de fidelização e promoções são algumas delas. Andando junto com esse modelo de marketing, o MMN (marketing multinível) também faz sucesso entre clientes e investidores.

Afinal, é um modelo de negócios democrático, onde todos podem investir, trabalhar e lucrar. Se você quer começar uma carreira empresarial, estude e conheça mais o mundo do marketing multinível.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Meu Ideal atende marketing relacionamento: